Animação Cultural
“A Arte abre janelas capazes de construir e despertar uma aprendizagem importante no desenvolvimento intelectual e criativo das crianças”.
Fernanda Gusen.
A abordagem às diferentes linguagens artísticas como metodologia de intervenção na infância auxilia no desenvolvimento de aptidões artísticas, sendo importantes para a reflexão, a apreciação e a produção durante a aprendizagem.
Partindo da abordagem à Arte como instrumento pedagógico, as crianças desenvolvem integralmente os aspetos intelectuais, emocionais, sociais, percetivos, físicos, estéticos e criativos. Deste modo o contato com diferentes linguagens artísticas de Arte é um instrumento didático importante para a compreensão de si mesmo, da realidade, dos próprios sentimentos e das emoções.
As linguagens artísticas podem ser responsáveis por iniciar a formação cultural e a construção de habilidades sensitivas e emotivas nas crianças, no que envolve o campo de experiência com traços, sons, cores e formas. A infância é uma das fases mais importantes da vida do ser humano pois é nesse momento que se constrói a base para todos os outras aprendizagens. Desta forma é importante estimular o lado artístico das crianças, colaborando para o desenvolvimento de competências que contribuirão para a criatividade, cidadania, autonomia e pensamento crítico.
A animação cultural é um dos pilares da intervenção global da ACUREDE, sendo também um dos três princípios fundamentais do MEM (Movimento da Escola Moderna). Está presente nos projetos pedagógicos desde a Creche até ao CATL, sendo o seu maior enfoque na Educação Pré-Escolar, nomeadamente na sua Componente de Apoio à Família.